fbpx

Publicado em: 21 de junho de 2022


Vacina de spray nasal seria o fim da pandemia da Covid-19?

Desde a chegada do coronavírus, parece que estamos vivendo um eterno looping onde o número de casos tem oscilado bastante, diminuindo e aumentando de acordo com o surgimento de novas variantes ao redor do mundo. Em vista disso, muitas pessoas se perguntam quando a situação pandêmica chegará ao fim.

A resposta para essa questão ainda parece estar distante. No entanto, especialistas estudam um novo método fundamental para combater a doença: um imunizante em spray aplicado pelas vias nasais.

É evidente que as vacinas iniciais já salvaram e continuam a salvar milhares de vidas diariamente, pois impedem o desenvolvimento dos sintomas mais graves da Covid que levam a complicações mais sérias e ao óbito. Todavia, existe ainda uma intenção de combinar uma proteção que possa barrar a infecção por novas variantes que seguem surgindo.

Visando aumentar ainda mais a proteção das vacinas, tornou-se necessário um imunizante que possa combater todas as possíveis variantes e subvariantes do vírus, ao invés da elaboração de diferentes vacinas para diferentes cepas.

Você também pode gostar de ler sobre:

Por conta disso, especialistas procuram por uma arma que possa combater a infecção de imediato, assim que ele entra em contato com o organismo, impedindo que o vírus se multiplique, de modo que pessoas já imunizadas não se contaminem novamente nem transmitam o vírus a terceiros.

Então, durante diversos estudos, surgiu a ideia de uma vacina nasal, em spray. Esse método tem se mostrado eficaz em pesquisas e se sustenta no fato de que para combater a infecção, é importante também atuar na mucosa nasal, que é a principal porta de entrada do vírus, local onde os anticorpos gerados a partir das vacinas atuais, têm mais dificuldade de realizar o seu trabalho.

Como a vacina de spray nasal funciona?

O sistema imunológico das mucosas, tecidos que revestem as cavidades do organismo, é a primeira linha de defesa do corpo humano contra patógenos ou microrganismos nocivos, como vírus e bactérias. E uma das principais vantagens da vacina de spray nasal, é a indução de uma imunidade local e sistêmica, ou seja, partindo da cavidade nasal e alertando todo o organismo.

Desta forma, ela fará com que exista uma resposta mais forte na mucosa nasal, impedindo que haja a infecção. Além disso, ela também irá induzir uma resposta de defesa para o resto do corpo.

Proteção combinada

No geral, é importante ressaltar que controlar a situação pandêmica no Brasil e no mundo é um grande desafio, mas as vacinas tradicionais seguem sendo a nossa melhor e mais eficiente defesa. E essa nova geração de métodos imunizantes, por enquanto, é apenas um estudo e ainda pode demorar bastante para se concretizar.

Todavia, até lá, continuaremos a viver sob cautela; as medidas preventivas e os protocolos de segurança que conhecemos hoje devem ser mantidos. E, claro, ao receber a recomendação de atualizar suas doses da vacina contra COVID, vacine-se!

Compartilhe também:

Você pode gostar de ler também

As principais doenças do século 21

As principais doenças do século 21

Com o avanço do tempo, a modernidade trouxe alguns fatores que são diretamente responsáveis por alguns transtornos psicológicos: uma rotina atribulada de muito trabalho ou estudo (ou até mesmo os dois...

Plural Saúde
  • Plural Saúde nas redes socias
x

Precisando da 2ª via do boleto?

Digite o CNPJ e retire a 2ª via de boleto

Campo de preenchimento obrigatório

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco.