Publicado em: 16 de setembro de 2020


Telemedicina: O que é, como funciona e quais as vantagens?

Estamos definitivamente em um novo tempo. Depois da pandemia da COVID-19 em todo o mundo, tornou-se necessário que o ser humano pudesse se adaptar para poder continuar vivendo. Assim como o uso obrigatório de máscaras, o uso de álcool gel, também foi necessário adaptar o modo de utilização dos serviços, tal como as consultas médicas, que passaram a ser online, com a telemedicina.

A telemedicina possui o reconhecimento da OMS desde a década de 1990. No entanto, foi depois da COVID-19 que ela se tornou mais conhecida e utilizada por planos de saúde e consultórios em geral.

Você também pode gostar de ler sobre:

O que é telemedicina?

Podemos definir a telemedicina como um recurso tecnológico e de comunicação com o intuito de aperfeiçoar e simplificar o atendimento médico de forma remota. Com ela é possível dar diagnósticos, transferir laudos de maneira rápida e digital, além de oferecer uma viabilização do recebimento dessas análises pelos estabelecimentos do setor da saúde, que ainda não dispõem de especialistas em áreas médicas específicas.

A telemedicina também facilita que serviços clínicos possam ser enviados para qualquer lugar do país e do mundo através de dispositivos tecnológicos, ampliando o acesso aos serviços de saúde, ultrapassando as barreiras de clínicas e hospitais e possibilitando que os médicos tenham ações mais rápidas e objetivas.

Como ela funciona?

Telelaudos: É a área principal da telemedicina no Brasil, responsável pela missão de laudos à distância, através de softwares de saúde que atuam recepcionando os exames e os enviando para a análise e laudos de especialistas.

Teleassistência: É o atendimento médico em si, que oferece diversos serviços para a rotina clínica, tais como orientação de saúde, triagem, consultas entre médicos para segundas opiniões de diagnósticos, tudo através de uma comunicação feita por plataformas online, seja pelo computador ou celular.

Posso confiar no diagnóstico da telemedicina?

É importante dizer que a telemedicina é exercida por profissionais de saúde totalmente capacitados para atender e aplicar diagnósticos. Isso significa, por exemplo, que o profissional responsável por interpretar e produzir um laudo de telerradiologia, será sempre um médico radiologista. Portanto, neste quesito não há o que temer.

Na telemedicina existem mecanismos de inteligência artificial e recursos inovadores capazes de reproduzir a capacidade humana de pensar e resolver problemas. A partir dela, é possível cruzar informações e imagens digitais de laudos e exames com o intuito de obter diagnósticos extremamente precisos.

Além disso, as informações trocadas entre médico e paciente são altamente sigilosas e continuam atendendo todas as normas e políticas de segurança da ética profissional. É preciso seguir à risca os regulamentos referentes a diagnósticos, imagens e outras informações praticadas pelo Conselho Federal de Medicina.

Quais são as vantagens da telemedicina?

A primeira e principal vantagem que a telemedicina tem é a comodidade. Ou seja, ela tira todo aquele desconforto que a locomoção até o hospital ou consultório às vezes nos acomete, o que também acaba favorecendo na redução de riscos, que teríamos no trajeto, e de custos, já que não será preciso gastar passagens ou mesmo gasolina para o deslocamento.

Outra vantagem da telemedicina é a possibilidade de melhorar os acessos, pois sem o isolamento de profissionais em determinados locais, fica muito mais fácil, por exemplo, os médicos terem acesso às equipes e colegas de profissão que poderão dar o suporte em laudos e diagnósticos mais elaborados.

Demais benefícios da telemedicina

  • Melhor aproximação entre médico-paciente;
  • Mais rapidez nos atendimentos, devido a um processo sistematizado via softwares de saúde online;
  • Sigilo total de dados e informações;
  • Maior disponibilidade de médicos para atendimentos;
  • Resposta ágil para laudos e diagnósticos;
  • Diminuição do tempo de espera em atendimentos e dos custos de operação.

 1

Como você pôde ver, cada vez mais a medicina segue evoluindo para se adaptar aos novos tempos e melhorar o acesso à saúde. E se o seu plano de saúde oferecer um atendimento via telemedicina, marque a consulta sem medo. Você garante um atendimento de qualidade sem precisar sair de casa.

Compartilhe também:

Você pode gostar de ler também

Amamentação: dicas e cuidados sobre como amamentar

Amamentação: dicas e cuidados sobre como amamentar

Agosto é o mês dourado, simbolizando o incentivo à amamentação, prática de grande importância para o desenvolvimento dos bebês. A cor faz referência aos momentos de ouro e a qualidade do leite materno...

x

Precisando da 2ª via do boleto?

Digite o CPF e a Data de Nascimento e retire a 2ª via de boleto

Campo de preenchimento obrigatório

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco.