fbpx

Publicado em: 25 de maio de 2022


Como hidratar cada tipo de pele?

Pele ressecada no frio? Por que isso acontece?

Com a chegada do frio, é comum que a pele fique mais ressecada que o normal e isso se dá por conta de alguns fatores que contribuem diretamente para com a perda de umidade do corpo.

No inverno, diante de temperaturas mais baixas e clima seco, as camadas mais externas das células da pele encolhem, o que acaba prejudicando sua hidratação natural.

Visando evitar esse ressecamento, é necessário tomar alguns cuidados especiais, como beber bastante água, evitar banhos quentes, escaldantes e demorados (mesmo que pareçam extremamente necessários e confortáveis), bem como intensificar a hidratação diariamente, fazendo uso de determinada loção ou creme hidratante.

Todo mundo precisa usar hidratante?

Todo tipo de pele precisa de hidratação!  Seja ela normal, ressecada, mista ou até mesmo oleosa. A função do hidratante é manter, repor e controlar a quantidade de água necessária para a pele se manter saudável.

Sendo assim, o fator diferencial não é quantidade de produto ou a frequência da aplicação, mas sim o tipo de produto em questão. Uma vez que, independente do seu tipo de pele, existe um tipo de creme hidratante capaz de oferecer exatamente o que sua pele precisa.

Além disso, existe também um nicho mais variado de produtos, que abrangem regiões mais específicas do corpo, como por exemplo o hidratante labial; hidratante facial; hidratante para o pescoço e até mesmo para os pés.

Você também pode gostar de ler sobre:

Conheça as características de cada tipo de pele, e a forma correta de tratá-la:

Pele seca

 A pele seca é considerada o tipo de pele mais sensível, e é caracterizada pela perda d’água em excesso, o que resulta em uma barreira cutânea mais frágil – uma pele mais opaca e propensa à descamação.

Por conta disso, necessita de uma hidratação mais potente. Neste caso, é recomendado o uso de produtos em forma de creme, pasta ou pomada, que contenham emolientes e umectantes, ou ingredientes com propriedades calmantes, anti-inflamatórias e/ou antioxidantes.

Pele normal

A pele normal é naturalmente bem nutrida e hidratada, apresenta elasticidade, textura homogênea e poros reduzidos. Quando hidratada, ela se mantém úmida e pouco oleosa, de maneira balanceada.

Esse tipo de pele se dá quando o organismo apresenta uma grande capacidade de retenção hídrica, produzindo apenas a quantidade de oleosidade ideal para a formação da membrana hidrolipídica – que é uma camada de gordura e água natural que protege a pele.

Ainda assim, a utilização de loções hidratantes devem ser mantidas. Optando por produtos mais leves.

Pele oleosa e mista

 Muita gente acredita que a pele oleosa não precisa de hidratação e que hidratar esse tipo de pele apenas intensifica o excesso de oleosidade, mas isso não passa de um mito.

Na verdade, é exatamente o contrário! Quando você faz uso dos produtos corretos e específicos para peles oleosas ou mistas, esse problema é corrigido e o excesso, controlado. Todavia, caso utilize cremes pesados e potentes, pode resultar em acnes indesejáveis.

Sendo assim, o segredo se encontra na escolha dos produtos. Opte por hidratantes mais leves durante o dia, em forma de sérum ou gel, e produtos mais consistentes no período noturno, a fim de garantir mais conforto e segurança.

Hidratante e espinha

É também válido ressaltar que até mesmo para pessoas com acnes, a hidratação é igualmente necessária. No entanto, é preciso ter uma atenção especial na escolha dos produtos, uma vez que muitos deles podem acabar agravando a situação.

Geralmente, a hidratação para peles com muitas espinhas segue a mesma lógica da hidratação para peles oleosas. Sendo aconselhado o uso de sérum ou gel-creme durante o dia, e um hidrante mais pesado ao anoitecer, a fim de ser combinado com alguns ácidos utilizados para o tratamento da acne. Preferencialmente, ambos indicados pelo dermatologista.

Para saber mais informações precisas sobre o seu tipo de pele, produtos e cuidados necessários, procure conversar com um profissional dermatologista de confiança.

Fonte: SBD/Terra Saúde

Compartilhe também:

Você pode gostar de ler também

As principais doenças do século 21

As principais doenças do século 21

Com o avanço do tempo, a modernidade trouxe alguns fatores que são diretamente responsáveis por alguns transtornos psicológicos: uma rotina atribulada de muito trabalho ou estudo (ou até mesmo os dois...

Plural Saúde
  • Plural Saúde nas redes socias
x

Precisando da 2ª via do boleto?

Digite o CNPJ e retire a 2ª via de boleto

Campo de preenchimento obrigatório

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco.