Vacina de spray nasal seria o fim da pandemia da Covid-19?
Desde a chegada do coronavírus, parece que estamos vivendo um eterno looping onde o número de casos tem oscilado bastante, diminuindo e aumentando de acordo com o surgimento de novas variantes ao redor do mundo. Em vista disso, muitas pessoas se perguntam quando a situação pandêmica chegará ao fim.
A resposta para essa questão ainda parece estar distante. No entanto, especialistas estudam um novo método fundamental para combater a doença: um imunizante em spray aplicado pelas vias nasais.
É evidente que as vacinas iniciais já salvaram e continuam a salvar milhares de vidas diariamente, pois impedem o desenvolvimento dos sintomas mais graves da Covid que levam a complicações mais sérias e ao óbito. Todavia, existe ainda uma intenção de combinar uma proteção que possa barrar a infecção por novas variantes que seguem surgindo.
Visando aumentar ainda mais a proteção das vacinas, tornou-se necessário um imunizante que possa combater todas as possíveis variantes e subvariantes do vírus, ao invés da elaboração de diferentes vacinas para diferentes cepas.
Por conta disso, especialistas procuram por uma arma que possa combater a infecção de imediato, assim que ele entra em contato com o organismo, impedindo que o vírus se multiplique, de modo que pessoas já imunizadas não se contaminem novamente nem transmitam o vírus a terceiros.
Então, durante diversos estudos, surgiu a ideia de uma vacina nasal, em spray. Esse método tem se mostrado eficaz em pesquisas e se sustenta no fato de que para combater a infecção, é importante também atuar na mucosa nasal, que é a principal porta de entrada do vírus, local onde os anticorpos gerados a partir das vacinas atuais, têm mais dificuldade de realizar o seu trabalho.
Como a vacina de spray nasal funciona?
O sistema imunológico das mucosas, tecidos que revestem as cavidades do organismo, é a primeira linha de defesa do corpo humano contra patógenos ou microrganismos nocivos, como vírus e bactérias. E uma das principais vantagens da vacina de spray nasal, é a indução de uma imunidade local e sistêmica, ou seja, partindo da cavidade nasal e alertando todo o organismo.
Desta forma, ela fará com que exista uma resposta mais forte na mucosa nasal, impedindo que haja a infecção. Além disso, ela também irá induzir uma resposta de defesa para o resto do corpo.
Proteção combinada
No geral, é importante ressaltar que controlar a situação pandêmica no Brasil e no mundo é um grande desafio, mas as vacinas tradicionais seguem sendo a nossa melhor e mais eficiente defesa. E essa nova geração de métodos imunizantes, por enquanto, é apenas um estudo e ainda pode demorar bastante para se concretizar.
Todavia, até lá, continuaremos a viver sob cautela; as medidas preventivas e os protocolos de segurança que conhecemos hoje devem ser mantidos. E, claro, ao receber a recomendação de atualizar suas doses da vacina contra COVID, vacine-se!
O Burnout é uma síndrome reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde ligado ao ambiente de trabalho. Ele surge quando o estresse se torna crônico e ultrapassa a capac...
Você sabia que o cérebro também precisa de movimento? Assim como o corpo se beneficia da atividade física, a mente também precisa ser estimulada para manter suas funções em dia — especialmente ao long...
Você já parou pra pensar como o nosso corpo consegue se defender todos os dias de vírus, bactérias e tantas outras ameaças invisíveis? Esse trabalho é feito pelo sistema imunológico — uma verdadeira r...
Com o avanço da tecnologia e a popularização das consultas virtuais, a telemedicina se tornou uma importante aliada no cuidado com a saúde — especialmente para quem precisa de acompanhamento frequente...