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Publicado em: 23 de junho de 2021


Café da manhã é “cringe”? De acordo com a Geração Z é sim

Pular o café da manhã é um costume adotado por muitas pessoas no mundo, principalmente por aqueles que possuem uma rotina agitada ou menos regrada. Todavia, como muitos também sabem, o café da manhã é tido por especialistas como uma refeição de grande importância para a nossa saúde.

Um debate recente no Twitter mostrou que esse hábito não é apenas esquecido por alguns, mas que é considerado algo “cringe”—uma expressão inglesa que significa “vergonha alheia”—pela Geração Z (caracterizada por indivíduos que nasceram entre os anos de 1995 e 2010).

Alguns internautas chegaram a defender a refeição indicando quais alimentos consumir, enquanto os Geração Z apontavam que a refeição seria desnecessária.

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Mas o que dizem os especialistas? Café da manhã é “cringe”?

De jeito nenhum! De acordo com um estudo realizado com cerca de 50 mil pessoas pela USP (Universidade de São Paulo), quem toma café da manhã regularmente tem muito mais chances de obter um IMC (índice de massa corporal) menor. Os pesquisadores chegaram a conclusão de que fazer a refeição pela manhã aumenta a saciedade e por consequência reduz a ingestão de calorias ao dia.

Já em outra pesquisa, também realizada pela USP, dessa vez com adolescentes, mostrou que jovens que burlam o café da manhã e vão para a escola sem comer adequadamente, têm muito mais chances de adquirirem um aumento na circunferência abdominal, além de um aumento no IMC.

Afinal, o que comer no café da manhã?

A primeira refeição do dia deve conter alimentos ricos em cálcio, fibras, carboidratos integrais e gorduras saudáveis. O café da manhã precisa ter em torno de 20 a 35% do valor energético total de uma dieta, até porque o mesmo é considerado a principal refeição do dia.

Já quando o indivíduo não sentir fome, uma recomendação de especialistas é fazer o desjejum após chegar ao trabalho, ou seja, de 2 a 3 horas após sair da cama. Outra dica é comer uma fruta ou apenas ingerir alguma vitamina. Todavia, é importante ficar atento(a) aos sinais fisiológicos de fome, tudo para prevenir o risco de pular a refeição e consumir alimentos menos saudáveis ao longo do dia.

 

Fonte: VivaBem Uol

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