5 dicas sobre proatividade no trabalho

A proatividade no mundo corporativo significa trazer soluções

Você já pensou em como ser uma pessoa proativa, principalmente no ambiente de trabalho? A proatividade é um das habilidades cada vez mais procuradas pelas empresas quando se está em busca de novos profissionais.

1 – Traga soluções

A proatividade no mundo corporativo significa trazer soluções. Os problemas existem de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complexos, e as empresas querem pessoas que resolvam as questões que estão impedindo o bom andamento dos processos. Normalmente o que ocorre no dia-a-dia nas empresas é a falta de iniciativa respaldada na terceirização da culpa. As pessoas proativas se sobressaem nas empresas, são mais valorizadas e tornam-se pessoas admiradas dentro da organização. Como é uma competência essencial em um líder, essas pessoas dotadas de proatividade rapidamente fazem carreira como bons líderes dentro da empresa.

2 – Tenha uma visão geral do processo

Em um processo de seleção, o candidato pode demonstrar que tem essa característica ao mostrar interesse em ter uma visão geral de todo o processo. Conversar com os entrevistadores sobre cada etapa, propor alternativas sempre que houver um possível impasse de horários, remanejamentos de datas e outros pequenos problemas que possam surgir durante o processo.

3 – Foque na atitude

Imagine-se em uma entrevista. Em uma dinâmica de grupo, há várias formas de demonstrar essa característica em um processo seletivo em grupo. Por exemplo, se alguém presente reclama que o ar esta muito frio, em vez de concordar e também reclamar, o proativo se levanta e regula o termostato do ar condicionado. Se é solicitado que um dos candidatos se prontifique a exercer um papel na dinâmica, o proativo já se apresenta querendo contribuir para que a dinâmica transcorra bem. São atitudes simples mas que são muito observadas e valorizadas, pois sinalizam que o candidato tem iniciativa e busca dar soluções rápidas às questões.\

4 – Treine

A proatividade é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer profissional. Para isso, é preciso treino, pois é uma habilidade ligada ao comportamento. As pessoas podem e se esforçam para mudar o comportamento quando se conscientizam de que isto fará bem para elas. A questão fundamental é querer mudar e, para isso, deve estar aberta para receber feedbacks sobre este comportamento e começar a treinar a mudança de atitude no dia-a-dia quando estiver diante dos problemas.

5 – Questione-se

Existem alguns exemplos de questões que podem servir como um primeiro passo para a pessoa se tornar proativa. Diante de uma situação-problema, a pessoa deve fazer as seguintes perguntas e escrever a resposta em uma folha de papel:

  • Qual parte da situação você pode influenciar ou controlar?
  • Você prefere estar no controle ou se colocar na posição de vítima da situação? (vitimização)
  • Culpar o outro ajuda a resolver?
  • Como você pode contribuir para melhorar a situação?
  • Se você fosse melhorar uma pequena parte da situação você se responsabilizaria pelo que?

As respostas a estas perguntas farão com que a pessoa identifique onde ela poderá agir e que ações tomará para dar solução ao problema ou pelo menos resolvê-lo em parte.

Fonte: site Administradores (adaptado)