Outubro Rosa: 5 famosas que venceram o câncer de mama
Buscando propagar conhecimentos genuínos e científicos, refutar mitos e divulgar informações esclarecedoras sobre o câncer de mama, no início dos anos 90, foi criada a campanha do Outubro Rosa. O movimento teve origem nos Estados Unidos e, aos poucos, se espalhou ao redor do mundo.
Atualmente a data vem sendo celebrada todo ano com o principal objetivo de conscientizar a população acerca da doença e diminuir o temor associado à mesma — disseminando informações sobre métodos de prevenção como o autoexame (recomendado para pessoas de todas as idades), a mamografia de rastreamento (recomendada para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos) e também os métodos de tratamento.
O câncer de mama surge quando ocorre uma multiplicação de células anormais da mama, que se reproduzem de forma desordenada e dão origem aos tumores – que podem ser benignos ou malignos. No mundo, este é o segundo tipo mais comum de câncer. No Brasil, é o câncer com o maior índice de mortalidade entre a população feminina.
É uma doença que acomete majoritariamente as mulheres, mas que também é capaz de atingir os homens; que representam cerca de 1% dos casos diagnosticados.
Pesquisas apontam que muitas pessoas, por medo ou falta de informação, ainda não se sentem confortáveis para falar sobre o assunto, o que acaba atrasando o diagnóstico. Em vista disso, é importante ressaltar que detectá-lo precocemente pode fazer a diferença no tratamento da doença, uma vez que quando percebido ainda nos estágios iniciais, aumentam-se as chances de cura.
O risco de desenvolver a patologia aumenta conforme a idade, onde a maior parte dos casos se dá a partir dos 40 anos. No entanto, também é possível a ocorrência de casos precoces, visto que não há uma causa única para o desenvolvimento da doença.
Grande parte dos casos de tumores nas mamas estão associados a fatores externos, diretamente ligados à alimentação, ao tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e, principalmente, à obesidade — mas também podem ser causados por fatores hereditários/genéticos.
Sintomas e sinais do câncer de mama
O câncer de mama, assim como muitos outros tipos de cânceres, apresenta sinais e sintomas ainda nas fases iniciais, portanto tenha em mente quais são eles:
Nódulos fixos e geralmente indolores;
Alterações nos mamilos;
Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
Pele avermelhada, retraída ou com uma textura diferente;
Saída de líquidos anormais de uma das mamas.
https://www.youtube.com/watch?v=mmgBQw_84H4&t=1s
Famosas que venceram o câncer de mama
O câncer de mama não escolhe status ou classe social, tanto, que parte das pessoas acometidas por essa doença são figuras públicas, que após vencerem o período conturbado, usam de sua influência para transmitir mensagens de coragem para outras mulheres que estejam passando pela mesma situação. Dentre elas, temos:
Elba Ramalho
Foto: Reprodução Instagram
Elba Maria Nunes Ramalho é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Nascida na zona rural do estado da Paraíba, em 1951.
No ano de 2010, aos 59 anos de idade, Elba Ramalho foi diagnosticada com câncer de mama. A cantora conta que passava por um forte tratamento de reposição hormonal quando percebeu um pequeno nódulo nos seios e então procurou ajuda profissional. Após alguns exames, confirmou-se a suspeita.
Elba conta que foi diagnosticada ainda nos estágios iniciais, e afirma que a descoberta precoce fez toda a diferença. Ela enfrentou o tratamento de modo otimista; fez radioterapia e retirou um pedaço da mama. Não sendo necessária a realização de sessões de quimioterapia, porque o câncer era de origem hormonal.
Patrícia Pillar
Foto: Reprodução Instagram
Aos 38 anos, a atriz, apresentadora, diretora e produtora nascida em Brasília, venceu o câncer.
Cerca de vinte anos atrás, em dezembro de 2001, Patrícia Pillar foi diagnosticada com a Doença de Paget, que é um tipo raro de câncer de mama. A doença se instalou nos mamilos e ela suspeitou que se tratava apenas de uma simples dermatite.
Na época, a celebridade fez questão de tornar público e falar abertamente sobre sua condição. Patrícia conta que seu caso foi grave, uma vez que a doença se espalhou e houve a metástase (formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas) para os ossos. Para tratar a enfermidade, além de ter sido submetida a muitas doses de quimio e radioterapia, ela também passou por cirurgia. Hoje ela se encontra curada.
Ana Furtado
Foto: Reprodução Instagram
Em março de 2018, aos 44 anos de idade, Ana Furtado foi diagnosticada com câncer de mama e tornou-se símbolo da luta desde então.
A apresentadora conta que descobriu a doença através do autoexame e afirma que o primeiro passo para a cura é estar atenta à própria saúde e realizar exames de rotina.
Em outubro de 2019, Ana fez uso de suas redes sociais para comemorar sua vitória. Após passar pela cirurgia de retirada do tumor e algumas sessões de quimioterapia, ela alcançou a cura. Hoje faz questão de usar a sua voz e influência para conscientização acerca do tema.
Joana Fomm
Foto: Reprodução Instagram
No ano de 2007, Joana Fomm recebeu seu diagnóstico de câncer de mama. Na época, tinha 68 anos de idade.
A atriz enfrentou um duro tratamento para combater a patologia, onde além da quimioterapia, também teve que passar por uma dupla mastectomia, pois tinha três tumores em um seio e dois no outro. Joana revelou ainda que colocou próteses de silicone nos seios, mas ficou insatisfeita com o resultado.
Hoje a atriz se encontra com 82 anos e segue livre do câncer.
Angelina Jolie
Foto: Divulgação
Em 2013, a atriz Angelina Jolie chocou o mundo e gerou muita polêmica após declarar que realizou uma dupla mastectomia preventiva, retirando ambos os seios.
Após ouvir de seus médicos que tinha 87% de chances de sucumbir aos males do câncer de mama, devido ao seu histórico genético, a atriz optou por minimizar os riscos enquanto podia. Ela afirma que não foi uma decisão fácil, mas se sente feliz por tê-la tomado e que isso não diminui a sua feminilidade.
Não importa se você é famosa ou não, o importante mesmo é se cuidar. Ao notar quaisquer sinais e/ou alterações em seu corpo, procure um especialista. A prevenção é a melhor maneira de luta contra o câncer de mama.
Hoje em dia, passamos boa parte do tempo em frente a celulares, computadores e televisores, seja para trabalhar, estudar ou até relaxar. Esse hábito, quando em excesso, pode trazer consequências para ...
Passar tempo em parques, praças e áreas arborizadas vai muito além de aproveitar a paisagem ou praticar exercícios. Espaços verdes são fundamentais para a saúde física, mental e social, oferecendo ben...
O Burnout é uma síndrome reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde ligado ao ambiente de trabalho. Ele surge quando o estresse se torna crônico e ultrapassa a capac...
Você sabia que o cérebro também precisa de movimento? Assim como o corpo se beneficia da atividade física, a mente também precisa ser estimulada para manter suas funções em dia — especialmente ao long...