fbpx

Publicado em: 7 de abril de 2023


As principais doenças do século 21

Com o avanço do tempo, a modernidade trouxe alguns fatores que são diretamente responsáveis por alguns transtornos psicológicos: uma rotina atribulada de muito trabalho ou estudo (ou até mesmo os dois) é um traço comum da maioria das pessoas acometidas pelo ‘’mal do século’’.

 

Qual a importância de manter a saúde mental?

Cuidar da mente é essencial para o funcionamento do corpo, e além disso, influencia no raciocínio, comportamento, emoções, relacionamentos e até mesmo na saúde física, afinal, a mente está no controle de tudo. Ou seja, a saúde mental está diretamente ligada à qualidade de vida de uma pessoa. Se a mente dela vai mal, tudo desanda.  

Uma pessoa saudável (mentalmente falando) consegue lidar mais facilmente com sentimentos negativos. Além de conseguir tornar relacionamentos pessoais e profissionais mais harmônicos, também é possível controlar melhor seus pensamentos, ajudando no cumprimento de rotinas e obrigações.

 

Como saber se eu estou com algum problema emocional?

Como dito anteriormente, problemas emocionais também refletem na parte física, causando certos sintomas, estes são: 

  • Perda de apetite sem causa física, ou comer em excesso, que pode gerar perda ou ganho de peso

 

  • Sentir dores no corpo sem razão

 

  • Tremedeira nos olhos ou em outras partes do corpo

 

  • Sentir enjoo, dor de cabeça e até mesmo vômito em situações de estresse

 

  • Sentir cansaço/sono que nunca passa (sensação de ‘’estar anestesiado’’)

 

  • Sentir que não tem energia para nada

 

Afinal, quais são estas doenças?

  • Ansiedade

É caracterizada pela preocupação excessiva, acerca de pensamentos negativos e coisas que podem acontecer. Isso faz com que a pessoa nunca consiga estar relaxada. Em casos mais graves, há manifestação de tremedeira, taquicardia, e dor no peito.

 

  • Depressão

Teve uma elevada incidência nos últimos anos, e a OMS alega que ao menos 10% da população mundial é acometida por esta doença. É comum que a pessoa se sinta triste o tempo todo, perda de interesse nas atividades, perda ou ganho de peso, sentimento de inutilidade, concentração diminuída e tendência suicida. 

Por ser uma doença silenciosa, pode ser facilmente confundida com tristeza ou ansiedade. O diagnóstico é imprescindível para que seja aplicado o tratamento correto.

 

  • Obesidade 

obesidade é um problema muito comum nos dias de hoje em decorrência da falta de tempo para praticar atividades físicas e para se dedicar a uma alimentação saudável, ou até mesmo pode ser gerada pela depressão ou ansiedade. Além da questão da alimentação, centros urbanos e o estilo de vida moderno, com altas cobranças no trabalho e nos estudos

 

  • Síndrome do pânico:

É um quadro de ansiedade aguda, marcado por muito medo, desespero e descontrole emocional.  Caso o indivíduo desenvolva o surto em um local público, por exemplo, ele pode evitar esse espaço, isolando-se do convívio social.

 

Com o aumento expressivo desses diagnósticos, a tendência é que, daqui a um tempo, ultrapassassem as doenças cardíacas, um dos maiores problemas de saúde mundial.  

Esteja em dia com seu psicólogo ou psiquiatra! 

A Plural Saúde cuida de você. Consulte nossos planos.

Compartilhe também:

Você pode gostar de ler também

x

Precisando da 2ª via do boleto?

Digite o CNPJ e retire a 2ª via de boleto

Campo de preenchimento obrigatório

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco.